Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Sobre o remdesivir e a SRAS-nCoV-19 (III)


         Nesta quarta-feira (29/04) conforme incluímos em nosso post prévio (10/04), a Gillead Sciences divulgou resultados bastante encorajadores dos ensaios clínicos de fase III, preliminares, com seu antiviral remdesivir um derivado nucleotídico modificado (vide estrutura em “Pequenas moléculas contra SRAS-nCoV-19: remdesivir (RDV))”.
         A novidade foi divulgada pelo Dr Anthony Fauci, médico infectologista, chefe da força tarefa norte-americana de combate à Covid-19. Segundo foi informado nos meios de divulgação da Casa Branca, este antiviral quando utilizado em pacientes com o diagnostico ainda inicial da SRAS-nCov-19, tiveram reduzido de forma expressiva o tempo de internação para 12 dias, no máximo, evidenciando efeitos terapêuticos benéficos ao controle da pandemia. Em pacientes em estado grave o uso do remdesivir acelerou as recuperações, aliviando a carga de pacientes nas UTI´s. Os ensaios clínicos de fase 3, foram realizados de forma randômica, empregando o uso de placebos. A Gilead divulgou, segundo Dr Fauci, que ca. 60% dos pacientes tratados em até 10 dias do surgimento dos sintomas da SRAS-nCoV-19 apresentaram uma recuperação mais rápida, validando a prova de conceito do uso deste antiviral nesta pandemia.
         Certamente estudos suplementares serão necessários para otimizar a eficácia deste eventual futuro fármaco, uma esperança a mais para o tratamento e o controle desta implacável pandemia.
         Obrigado por lerem.