Pesquisar este blog

sábado, 18 de janeiro de 2020

Outra vez, um início...

  Inicia-se mais um ano. Esta postagem representa a 77ª do blog e a primeira de 2020, portanto, e só por isso já seria motivo de hesitação na escolha do seu tema. Não me dou conta facilmente, hoje em dia, de coisas temporalmente determinantes..., pode ser apenas por puro instinto. Vai saber!? Mas o primeiro post de 2020, merece um comentário especial... Senão vejamos: estamos no ano em que o numeral da década está repetido: 2020! Todos nós que lemos estas palavras não teremos outra oportunidade para viver outro ano em que isso ocorra, pois o próximo será em 2121, daqui a 101 anos, em um novo século! Nenhum de nós, tampouco viveu a última vez, em 1919, há outros 101 anos..., então este ano já desenha este aspecto especial. Outro a ser comentado é que alguns de nós consideram-no o último da segunda década do século 21, enquanto outros o primeiro da terceira década...tudo isso já no terceiro Milênio!!! Todos estes argumentos temporais, quando me lembro, aumentam significativamente a importância do tema deste primeiro post de 2020, já no décimo ano deste blog!!!
   Como acabei me envolvendo com números no início deste post, decidi ficar entre eles. A Figura abaixo ilustra um aspecto numerológistico, bem próximo da Química Medicinal, referente ao dito “espaço químico” onde estão as moléculas dos fármacos!
  Segundo o Chemical Abstract Service, divisão da American Chemical Society, estão lá cadastradas ca. 69 milhões de compostos orgânicos, oriundos de 36 milhões de comunicações científicas e aproximadamente 340.000 patentes, dentre as 500 mil documentadas. Este espaço químico de compostos orgânicos, não corresponde ao total de moléculas com propriedades necessárias a serem possíveis fármacos (druggability) que segundo publicação recente no Journal of Organic Chemistry [A H Lipkus, Recent Changes in the Scaffold Diversity of Organic Chemistry As Seen in the CAS Registry, J Org Chem 2019, 84, 13948; doi.org/10.1021/acs.joc.9b02111] não observa mais do que 52% de diversidade química, por exemplo limitando-se àquelas com peso molecular inferior a 500 Da. Interessante que os mesmos autores descreveram em 2008 um artigo similar que permitiu a comparação do espaço químico nesta década.
  
  Estes números sugerem que a missão dos Químicos Medicinais em encontrar novos arcabouços moleculares, originais, com propriedades de druggability adequadas, constitui um desafio ainda a ser superado!
  Para concluir o primeiro post de 2020, parabenizo meus Colegas Farmacêuticos que celebram seu dia na mesma data que a Cidade do Rio de Janeiro o faz, na data de seu padroeiro: Salve, 20 de Janeiro!!! Aliás, especial parabéns a meus Colegas de Turma pois neste ano comemoramos o nosso Cinquentenário de Formatura!!!!
   Alô, Zumildes, Ida, Thaís, Maurílio, Odir, Cristina, Mônica, Etero, e todos mais: Aquele abraço!!!
    Obrigado por lerem.