Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2019

25a Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal




Na manhã da segunda-feira, do dia 23 de janeiro de 1994, iniciavam-se as atividades da I Escola de Verão em Química Medicinal, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tinha como principal missão divulgar os aspectos científicos da Química, de caráter interdisciplinar, dedicada a compreender as bases moleculares da ação dos fármacos e contribuir para a descoberta racional de novos candidatos a fármacos. Ademais, a EVQFM visava também contribuir para melhor definição e identidade da Química Medicinal no País, como uma atividade de extensão universitária capaz de atualizar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais em princípios, fundamentos e temas atuais da disciplina.

Não passava em nossa cabeça, à época, que atingiríamos sua vigésima quinta edição, celebrada neste janeiro de 2019, a partir do próximo dia 21. Sua realização anual, de forma ininterrupta, ao longo deste período, propiciou o aprimoramento de centenas de estudantes (>2500), de graduação e pós-graduação, assim como diversos profissionais, que frequentaram as vinte e cinco EVQFM. Nesta 25ª edição, deste janeiro de 2019, serão 115 inscritos, com representantes de vários estados brasileiros e  do Peru e Uruguai.

Interessante registrar que, a partir da 18ª edição, ocorrida nos dias 23 a 27 de janeiro de 2012, iniciou-se uma inversão etária na audiência da EVQFM. A partir de então sua audiência começou a ter participantes mais jovens que o número de sua edição! Nesta vigésima quinta edição, a maioria dos participantes, provavelmente, terá este perfil, o que é um forte indicador da longevidade da EVQFM.

Ao longo da trajetória da EVQFM muito foi aprendido e ensinado. A Química Medicinal evoluiu enormemente neste período. Novas tecnologias foram introduzidas, com abordagens, estratégias e técnicas inovadoras, em contínua evolução, sempre objetivando o conhecimento molecular da ação de novos candidatos a fármacos.

Vários eminentes pesquisadores, inventores de importantes medicamentos do atual arsenal terapêutico, juntaram-se à EVQFM, em algumas de suas edições para contar-nos suas aventuras científicas de sucesso. Entre eles, podemos destacar o saudoso Professor Camille G. Wermuth, da Universidade de Estrasburgo, França, responsável pela descoberta da minaprina; Robin Ganellin, inventor da cimetidina, primeiro antagonista seletivo de receptores histaminérgicos do subtipo-2; Dr Helmut Buschmann, da Alemanha, inventor do analgésico tapentadol; Dr Jan Heeres, descobridor do antiviral rilpivirina; Dr Jörg Senn-Bilfinger da Universidade de Sttutgart, Alemanha, responsável pelo pantaprazola e da Inglaterra, Sir Simon Campbell, inventor da sildenafila (Viagra®; Pfizer). Para nossa alegria Sir Campbell novamente comparece nesta 25ª edição. O Professor Pier Giovanni Baraldi, da Universidade de Ferrara, Itália, é um dos campeões de participação na EVQFM e está mais uma vez nesta 25a edição, comemorando sua quarta participação (2009, 2012, 2014) sempre abrilhantando-a. Outro campeão de participações é o Professor Stefan A. Laufer da Univeridade de Tübingen, Alemanha que participou da XVI, em 2010 e XX, em 2014, estando mais uma vez nesta 25ª edição. Dentre os Colegas brasileiros também temos alguns campeões em participações e nesta 25ª teremos a presença da Professora Elizabeth Igne Ferreira (USP), que esteve na 1ª edição, ministrando um dos primeiros minicursos, naquela ocasião um sobre “Latenciação de Fármacos”. A Professora Vera L. Eifler Lima da UFRGS participou de algumas EVQFM e também estará presente nesta 25ª edição. Participarão nesta 25ª edição como conferencistas os Professores Luiz Antonio Soares Romeiro (UnB) e Cláudio Viegas Jr (UNIFAL), numa forma de homenagear todos aqueles que iniciaram como participantes inscritos, em alguma EVQFM e que vieram a adotar a Química Medicinal em suas carreiras científicas, tornando-se docentes da disciplina em diversas IES.

Esta 25ª edição homenagearemos o seu primeiro palestrante, na 1ª Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal, meu Colega da UFRJ, Professor Titular Paulo M. Bisch, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Em seu nome a EVQFM, agradece todos que muito abrilhantaram-na ao longo desta trajetória.

Finalmente, nesta 25ª edição decidi aproveitar o simbolismo da data e “largar o osso”! Afinal, depois desta jornada de 25 anos como Coordenador Científico da EVQFM, entendo que já é chegado o momento de passar o bastão desta tarefa para os mais jovens, na certeza que continuarão aprimorando-a com roupagem mais moderna à altura da evolução da Química Medicinal contemporânea. Continuarei contribuindo sempre que solicitado, mas sem o ônus da Coordenação Científica. Tenho a convicção que foi possível chegar até aqui pelo engajamento desinteressado dos incansáveis membros das várias Comissões Organizadoras, especialmente dos inúmeros monitores, a quem agradeço vivamente na pessoa de Gabriela Barreiro, primeira monitora na 1ª EVQFM.

Nestes vinte e cinco anos de coordenação científica tivemos muitas tarefas gratificantes, ministrando vários minicursos e conhecer vários Colegas, de muitas e diferentes partes do mundo construindo novas amizades, fundadas no respeito mútuo.

Existem momentos, nas diferentes fases de nossas vidas em que, afinal pensamos compreender o valor das amizades! A EVQFM me ensinou muito, especialmente a ser um eterno aprendiz, mesmo enquanto Professor.
          Obrigado por lerem.