Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal


 
Chegamos à 22ª edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM), após 21 anos ininterruptos de sua realização, completados em 2015. Nesta trajetória, atingimos ca. 2400 participantes, oriundo de diferentes estados da federação e do exterior. Tivemos a oportunidade de assistir mais de 220 palestras nacionais e internacionais, tratando de muitos tópicos relevantes à Química Medicinal (MedChem) e ao processo de inovação em medicamentos, como a história da descoberta do ViagraR, cimetidina e muitos outros fármacos, contadas aqui ao vivo e a cores por seus inventores.

         Nesta 22ª edição da EVQFM teremos 7 cursos em diferentes níveis (G & PG) + 5 conferências plenárias. Programação esta já consagrada para os cinco dias de duração da EVQFM. Os temas desta edição tratarão da MedChem propriamente dita e também de áreas conexas como a Farmacologia e a Química de Produtos Naturais, além da modelagem molecular e a síntese orgânica. Isto como evidência da interdisciplinaridade da MedChem, desde a inspiração da natureza por arquiteturas moleculares originais, passando através da história de algumas invenções terapêuticas marcantes e inovadoras como casos de sucesso do emprego de estratégias da MedChem no processo de drug design,  discovery & development  (D4). A síntese de fármacos e os processos de como obtê-los de forma efetivamente utilizável em escala, sabendo-se que > 85% daqueles presentes no arsenal terapêutico contemporâneo são de origem sintética, também será objeto de estudos nesta edição. Estudaremos também os fundamentos do metabolismo dos fármacos e as consequências das interações medicamentosas além dos princípios da MedChem, visando a inovação terapêutica, através de pequenas moléculas, em cursos já clássicos da EVQFM mas sempre com “roupa nova”, capaz de contemplar as concepções contemporâneas do processo de D4. O emprego da inteligência artificial em exemplos e discussões de algumas estratégias computacionais uteis no desenho de moléculas de novos candidatos a fármacos, será também estudado. O curso de atualização, ministrado pelos convidados internacionais, tratará de aspectos farmacológicos relativos à inflamação na obesidade, contemplando o dualismo essencial ao processo DDDD que envolve a Farmacologia e a MedChem como disciplinas centrais. Também tratar-se-á, nesta 22ª edição da  EVQFM, de aspectos do empreendedorismo científico e dos cuidados com riscos de plagiarismo em ciências biomédicas. As cinco conferências plenárias, tradicionalmente de acesso livre, reafirmarão o casamento à vida entre a Farmacologia e a MedChem, como disciplinas imprescindíveis ao processo de invenção de fármacos inovadores, contemplando inclusive doenças muito caras a nós, como aquelas ditas negligenciadas. No ambiente das conferências se dará a aproximação com os trabalhos de pesquisa científica realizados no LASSBio  - berço da EVQFM – voltados para o desenho, síntese e avaliação de novos padrões moleculares originais, capazes de representarem novos candidatos a compostos-protótipos de fármacos inovadores para várias indicações terapêuticas.

         Finalmente, mais do que apenas aprendizado ou atualização sobre distintos aspectos da MedChem, a EVQFM propicia aos participantes uma semana de convívio próximo para troca de experiências acadêmicas e científicas que possam ser estimulantes e suficientes para despertarem vocações.

         Que venha a 22ª EVQFM, saudando a todos e pedindo passagem!!
Obrigado por lerem.