Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sobre a próxima XXI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal

Em 1995, mais precisamente em janeiro, iniciavam-se as Escolas de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM; http://www.evqfm.com.br/xxi_evqfm/), promovidas pelo então recém criado, Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), nas dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Criadas para serem fórum de divulgação e atualização continuada em Química Farmacêutica Medicinal, disciplina, à época, com frágil identidade acadêmica. Passados 21 anos a EVQFM atinge sua maioridade. Realizaremos na última semana deste mês de janeiro, no mesmo CCS – mas desta feita em dependências novas - da UFRJ sua XXI edição! Pretende-se nesta nova edição, continuar aprimorando sua principal vocação que acredito seja contribuir, efetivamente, à consolidação de identidade própria, como uma das disciplinas centrais do processo de desenho racional, invenção e desenvolvimento de novos fármacos. Claro que é um sonho termos um “fármaco que fale português”, mas sonhar é preciso. Sempre! E sem a Química Farmacêutica Medicinal ou mais simplesmente a Química Medicinal não será possível sonharmos este sonho! Portanto, que siga vivo o sonho!
     Me dei conta que sempre às vésperas de mais uma edição de nova EVQFM, fico revivendo as anteriores com a mesma ansiedade vivida quando da realização das primeiras. Não digo isso como reclamação, não! Ao contrário, é gratificante viver novamente as mesmas boas emoções lá daqueles inícios, sobretudo depois de 21 anos! Aí, sim é que está o “grande lance”! Para um sexagenário, como eu, funciona como uma espécie de elixir de vida, ainda não suficientemente longa, em meu ponto de vista. Claro! Renovando e recarregando, novamente, mais uma vez – haja redundância – as baterias. Mantendo-as sempre mais novas!  Mas o que mais me motivou a registrar estas emoções neste blog, foi o fato de que nesta 21ª edição, como em algumas outras anteriores, teremos histórias de descoberta ou invenção de fármacos contadas pelos próprios personagens criadores. Ao vivo e a cores! E isso me parece sensacional! É uma oportunidade sem igual para entendermos as razões que levaram os inventores a inventarem estas fantásticas moléculas, assim como são. Suas inspirações, motivações e razões para terem feito o que foi feito, assim, muito bem feito! Portanto, convido-os a visitarem o site da EVQFM onde estão registrados aspectos da memória das primeiras 20 edições e, podendo, virem a participar desta 21ª edição. Àqueles inscritos que por ventura venham a ler estas linhas, já registro meus agradecimentos pela presença e aos que virão de fora da cidade ou do estado do Rio de Janeiro, associo minhas boas-vindas, a votos de boa viagem!

     Vejam na figura abaixo os títulos das 06 conferências que serão apresentadas nesta 21ª EVQFM. Lembro-os que esta parte das atividades da EVQFM, como sempre, são abertas à participação de todos, inscritos formais ou não.

Obrigado por lerem.