Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

XXI Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal (EVQFM) - Impressões


Ao chegarmos ao término de mais uma edição da Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal – a vigésima-primeira – me pareceu justo traçar um breve comentário à guisa de registro. Algo como um resumo do que ocorreu, sob a ótica do Coordenador.
Disse aqui antes, que sempre ocorre um pouco de “frio na barriga” quando os dias de véspera vão terminando. Na verdade, logo após o início, toda ansiedade da “estreia” de mais uma edição, se vai. Entendo que a 21ª edição foi marcada pela presença de ca. 15 conferencistas convidados, sendo que uma dezena deles vieram de outros países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Estados Unidos, Hungria, Inglaterra. Dentre estes palestrantes estrangeiros, tivemos representantes da academia e da indústria, sendo que vários apresentaram resultados de suas descobertas/invenções de novos fármacos (e.g. tapentadol, zafirlukast, venlafaxina, pantoprazola, rilpivirina,).
 
Dentre os quatro conferencistas brasileiros, tivemos representantes de três estados da Federação (Bahia, São Paulo e Minas Gerais), oriundos de diferentes universidades e da Fiocruz-Ba. Tivemos nesta edição, atividades acopladas a programa de pós-graduação (Farmacologia e Química Medicinal do ICB-UFRJ), que propiciaram aos inscritos, sem qualquer ônus, crédito pela participação integral. Esta atividade teve o copatrocínio do subcomitê de “Drug Discovery and Development” da União Internacional de Química Pura & Aplicada (IUPAC) e da Divisão de Química Medicinal da American Chemical Society (ACS), cujos diretores estiveram presentes e participaram das atividades do mini-curso “Highlights in Medicinal Chemistry”. Uma mesa-redonda, bastante concorrida, tratou do tema das doenças negligenciadas, reiterando a urgente necessidade de fármacos eficazes para seu tratamento e deu o fechamento à intensa programação da 21ª EVQFM.
 

 
Meus agradecimentos à UFRJ, onde ocorreu o evento, em especial à Decania do Centro de Ciências da Saúde em cujas dependências foi realizado. Às agências de fomento (CAPES & FAPERJ) e aos parceiros empresariais (Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., Sinc do Brasil Instrumentação Científica Ltda., Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.) pelo apoio financeiro que viabilizou sua realização. À toda Comissão Organizadora pelo excelente trabalho realizado, antes, durante e, antecipadamente, depois.
            Preparem-se que a XXII EVQFM será no período de 25 a 29 de janeiro de 2016 e as inscrições se iniciam em 01 de setembro do corrente na página-web da EVQFM.
     Obrigado por lerem.