Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O Surto do Coronavírus em Wuhan e os insumos farmacêuticos ativos (IFA´s)...

     Esta semana, precisamente em 04 de fevereiro, li num postcast do Chemical & Engineering News (C&EN), divulgado no web-site da American Chemical Society (ACS),  uma matéria sobre o possível impacto do surto de coronavírus, na China, sobre a produção de fármacos nos Estados Unidos. 
     Isso deve-se à dependência global que suas indústrias farmoquímicas e farmacêuticas têm nos insumos farmacêuticos ativos (IFA´s), dos fornecedores chineses. Claro que esta situação que  afeta o hemisfério norte, também afetará o sul do equador, pois as estratégias e dependência de fornecedores asiáticos de IFA´s, é, no mínimo, comparável por aqui.


 
     A Figura acima, ilustra que 13% dos IFA´s utilizados nos EUA (ca. 1.788 produtos) são oriundos de fornecedores chineses, sendo que 28% são produzidos em casa e outros 26% vêm da União Européia, 18% da Índia, 13% de outros lugares do mundo além de 2% do Canadá. Com a interdição de viagens na China, as auditorias regulares nos fornecedores chineses estão suspensas e com isso as exportações. O setor farmacêutico, em geral, trabalha com estoques de matéria-prima para 3 meses de produção, o que significa que por este período a mesma pode ser mantida, mas sem a necessária reposição, haverá impacto na produção, a curto termo.
       A quarentena determinada na cidade de Wuhan, principal cidade afetada pelo surto viral, tem repercutido na mobilidade das pessoas entre as principais cidades chinesas. Por exemplo, segundo especialistas, tendo ocorrido em janeiro (25), as comemorações do ano novo chinês, todos viajantes que se encontravam distantes de suas casas, foram bloqueados no retorno às suas cidades, entre eles muitos empregados de firmas farmoquímicas produtoras de IFA´s, localizadas em Macau, Dalian, Tianjin, entre outras, o que também afetou a capacidade produtiva dos fornecedores chineses de IFA´s.
          Obrigado por lerem.