Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Um novo fármaco para tratamento da psicose da doença de Parkinson


 
Nos últimos dias de abril de 2016, uma pequena empresa biofarmacêutica sediada em San Diego, na Califórnia, EUA, teve seu primeiro fármaco aprovado pelo FDA. Trata-se da pimavanserina, que tem o nome fantasia de NuplazidR e pôde vir a ser comercializado como um antipsicótico atípico de efeitos não-dopaminérgicos.
           A empresa em tela é a Acadia Pharmaceuticals Inc., que também está desenvolvendo o AGN XX/Y, candidato a fármaco analgésico com indicação para dor crônica, que se encontra na Fase II de estudos clínicos. A substância AC-262271, também é outro candidato a novo fármaco estudado na Acadia, este em Fase I, com indicação para o glaucoma. O composto AM-831, é um candidato em desenvolvimento com indicação para a esquizofrenia, estudado em colaboração com uma empresa japonesa Meiji Seika Pharma Co., Ltd.  A Acadia iniciou suas atividades em 1993, com o nome Receptor Technologies, fundada por um professor da Universidade de Vermont. A empresa, originalmente focada na identificação de candidatos a novos medicamentos, explorava a tecnologia genômica para seleção rápida de possíveis alvos, chegou, em 2016 com 135 colaboradores. Desde 2012, vem investigando estratégias para o tratamento da psicose associada à doença de Parkinson e à esquizofrenia e destes esforços surgiu a pimavanserina, fármaco com novo mecanismo de ação, em relação a outros antipsicóticos já empregados, atuando como agonista inverso seletivo do receptor serotoninérgico 5-HT2A (Ki 0.087 nM) com seletividade 40 vezes superior para este sobre o receptor 5-HT2C (Ki 0.44 nM) e sem afinidade significativa em receptores 5-HT2B ou de dopamina.
         
         Este novo fármaco, da classe dos derivados ureídicos trisubstituídos, foi autorizado pelo FDA em 29 de abril de 2016m, após completar os estudos de Fase II para o tratamento da psicose da doença de Parkinson e adjuvante para a esquizofrenia ao lado de um medicamento anti-psicótico.
         
         Obrigado por lerem.