Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Notas sobre a XXII Escola de verão em Química Farmacêutica Medicinal (LASSBio, ICB-UFRJ)


A XXII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal, que aconteceu no CCS da UFRJ no perído de 25 a 29 de janeiro, promoveu o curso-curto Highlights in Medicinal Chemistry, com a participação dos Professores Dario Ramirez, da Universidade Nacional de San Luis, Argentina e Rathnam Chaguturu, SRI International, EUA. Os estudantes puderam conhecer mais o trabalho dos cientistas, que também realizaram conferências no decorrer desta semana.

Os participantes da XXII EVQFM que cursaram o curso sobre metabolismo de fármacos ministrado pela Professora Dra Lídia Moreira Lima (ICB-UFRJ) tiveram uma aula-demonstrativa nas dependências do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), acompanhando experimentos realizados no setor de ensaios biológicos para o estudo in vitro do metabolismo de fármacos.

 
Outro destaque do dia foi o início do curso: “Produtos Naturais em Química Medicinal”, com o Professor Paulo Roberto Ribeiro Costa (IPPN-UFRJ), que compartilhou com os estudantes sua vasta experiência científica nesta área.
Nesta edição da EVQFM tivemos participantes de diversos estados brasileiros, graduandos de vários cursos de diferentes instituições de ensino do País, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, Amapá, entre outros.
 
Na qualidade de Coordenador da XXII EVQFM agradeço vivamente a todos os participantes pela presença, aos componentes da Comissão Organizadora pelo incansável trabalho realizado, à FAPERJ e as empresas Sinc e Cristália pelo apoio financeiro e ao Centro de Ciências da Saúde e a Universidade Federal do Rio de Janeiro por tornar possível sua realização.
 
Obrigado por lerem.