Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Os 20 Anos do LASSBio!

      O registro da história é sempre necessário para garantirmos a construção de uma memória fiel. Na verdade, estas palavras, além de rimarem, referem-se ao passado, ao que já vivemos, ao que já foi vivido. Entretanto, se sob esta ótica podem sugerir apenas lembranças, documenta-las representa o cumprimento e o exercício de cidadania, sobretudo quando dizem respeito a realizações coletivas, assegurando a fidelidade dos fatos, único compromisso que valida a memória, preservando a autenticidade da história registrada.
     Contar história não é registrá-la para memória, pois todos nós temos um pouco de “contadores de histórias” e sabemos, desde sempre, que não raramente a mesma história tem mais de uma única versão quando contada por mais de um “contador de história”. À medida que é contada, sucessivamente, alguns aspectos históricos se perdem e outros fictícios são incluídos ao relato, por várias motivações. Umas ingênuas, outras nem tanto! Entre muitas, pode-se “encurtá-la” para manter-se a atenção do(s) interlocutor(es) – geralmente é o caso quando é um mal “contador de histórias” - e nesta “simplificação” sacrifica-se a sua autenticidade,  omitindo passagens importantes, não perceptíveis ao mal “contador de história”, mas que o(s) “autor(es)” ou “escritor(es)” da história, enquanto seu personagem vivo, jamais sacrificaria ou omitiria. Estes poucos parágrafos foram escritos no intuito de registrar, mesmo que brevemente, a importância de se documentar história, criando sua memória! Mais ou menos isso, foi o que motivou a realização da comemoração dos 20 anos do LASSBio, num workshop que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro do corrente, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
     O primeiro passo foi montar um projeto APQ-1 para captar recursos para sua realização junto à FAPERJ. Tivemos o privilégio de sermos contemplados e aqui registramos nossos agradecimentos. Mas até aí, nada de mais! Entretanto, o projeto teria de conter a programação do evento e esta já não foi uma tarefa simples. O LASSBio, nestes 20 anos de atuação, teve inúmeras dissertações e teses concluídas, envolvendo mais de uma centena de ex-pós graduandos. Além do que, o LASSBio não existe a partir do dia 19 de abril de 1994, do nada, por decreto, vindo do “de repente”! Não foi criado de cima para baixo, mas a partir do compartilhamento do mesmo sonho entre muitos. Houve um período pré-LASSBio que o viabilizou, envolvendo vários ex-estudantes de pós-graduação que são co-autores desta história e não podem ser simplesmente “simplificados” pela cronologia, falseando seu registro. Por isso, a programação do workshop comemorativo incluiu-se as duas gerações do LASSBio, representantes daqueles que escreveram sua história antes e após o dia de sua criação. Mas não pensem que fazendo assim as coisas ficaram mais simples. Ao contrário, foi um verdadeiro sufoco fazer escolhas – que são sempre difíceis - que permitissem caber na programação, representantes de todos os personagens, de ambos os ciclos da história destes 20 lindos anos. Claro que não estiveram todos, fisicamente, entre os palestrantes convidados e os seus apresentadores, mas procurou-se assegurar uma mínima representação de todos! Agora, com as desculpas pelos esquecimentos eventuais, foi muito gratificante ter-se recebido, em praticamente todos os casos, os aceites imediatos aos convites feitos aos palestrantes e aos seus apresentadores. Incluiu-se entre eles ex-mestrandos, ex-doutorandos, ex-mestrandos & ex-doutorandos, ex-pósdoutores do LASSBio, em sua maioria, hoje, docentes universitários, mas não somente. Abrimos espaço para os amigos do LASSBio e homenageamos Química Medicinal, uma das principais disciplinas da atuação do LASSBio, além da farmacologia e da química computacional, premiando renomada cientista brasileira que atua na área, em outra Instituição superior de ensino e sem vínculo pregresso com o LASSBio. Agradeço à Professora Elizabeth Igne Ferreira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, São Paulo, S.P., por nos ter dado o privilégio de sua presença. Definida a programação, organizou-se a logística, enviou-se os convites e realizou-se o workshop, que foi fantástico! Espero que todos os convidados tenham recebido seus convites. Mas registro que em alguns casos, felizmente poucos, não foi fácil obter seus endereços.  O workshop foi sensacional, não somente pelo alto nível científico das excelentes apresentações, mas também pelos emocionantes reencontros entre muitos dos participantes, em sua maioria ex-LASSBio e alguns dos nossos amigos, mais queridos. A todos e a todas, agradeço pela presença e participação: Muito Obrigado!

 
 
Visitem a página do LASSBio pois lá estão documentadas para nossa memória, registrada pelos co-autores autênticos da história, veridicamente documentada, a programação do workshop, suas apresentações, depoimentos registrados, prêmios e homenagens concedidas, além da comissão organizadora e de uma galeria de fotos para recordações. 
Acredito que esta leitura será mais atraente a aqueles que são co-autores de nossa história até aqui, e espero contar com a compreensão de todos os demais eventuais leitores desejando que não se tenham entediado por esta leitura.
Obrigado por lerem.

PS: Sem querer misturar assuntos, mas já misturando, aviso aos eventuais interessados que saiu a terceira edição do nosso livro QUÍMICA MEDICINAL: AS RAZÕES MOLECULARES DA AÇÃO DOS FÁRMACOS, pela editora Artmed. Volto a isso depois.